A Basílica Santuário da Penha conta com uma grande infra-estrutura que vem sendo melhorada incansavelmente para acolher a todos os Romeiros que sempre comparecem em grande quantidade, principalmente na época de festa.

A Basílica Santuário da Penha fica em uma enorme e belíssima área verde, com uma localização de fácil acesso, seja pela Linha Vermelha, Linha Amarela ou Avenida Brasil. Para atender os romeiros, o Santuário da Penha conta com a comodidade de bebedouros, lanchonete e diversos banheiros, além de outras diversas instalações.

Para aqueles que não desejam subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal, o acesso do pátio até a Igreja pode ser feito através de um novíssimo bondinho, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.

Além da Igreja no alto do penhasco, no pátio encontram-se as facilidades de mais uma igreja, donde também os fiéis podem fazer suas confissões e uma loja com artigos de Nossa Senhora da Penha, além de outros artigos religiosos. Há também uma concha acústica, inaugurada na Festa da Penha 2004, para a realização de eventos culturais numa área para 30.000 pessoas. No pátio encontra-se também um amplo estacionamento para os fiéis que desejarem ir de carro ou em ônibus de caravana.

O Romeiro que for a Basílica não pode deixar também de visitar a Sala dos Milagres, o Museu da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França e a Exposição de quadros de Nossa Senhora, abertos em todos os domingos de festa e com entrada franca.