SACRAMENTOS:

Casamentos
Âncora 1

PROCESSO:

Os documentos deverão ser tratados na paróquia (Igreja Católica) mais próxima à residência dos noivos. A Basílica não trata de nenhum documento. Toda a documentação é da responsabilidade dos noivos que, para a realização da cerimônia, devem apresentá-la pronta tanto do civil quanto do religioso.

PAGAMENTOS:

Será pago o valor total de R$ 1.500,00 (mil e novecentos reais), sendo R$ 750,00 (novecentos e cinquenta reais) referentes à cerimônia, no ato da marcação e R$ 750,00 (novecentos e cinquenta reais) da caução, que não serão devolvidos e nem aproveitados em caso de desistência ou troca de data. O valor da caução deverá ser liquidado no prazo máximo de 15 (quinze) dias antes da cerimônia, lembrando que a referida cerimônia não será realizada caso haja pagamento pendente. A caução só será devolvida se a cerimônia começar na hora marcada,  com tolerância de 15 minutos.

CERIMÔNIA:

A cerimônia só será realizada se os documentos estiverem devidamente regularizados em conformidade com a lei. Os mesmos deverão ser entregues na Basílica até 10 (dez) dias antes do casamento e retirados, pelos noivos ou representantes, até 4 (quatro) dias na Paroquia Bom Jesus da Penha após a cerimônia para serem devolvidos à paróquia de origem.

CURSO DE NOIVOS:

Aqui na Basílica, oferecemos o EPVM (Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial), curso obrigatório que as noivas e os noivos tem que fazer antes da cerimônia do casamento. O curso é dado de maneira presencial, sempre aos sábados, das 9h30min às 12h, começando com café da manhã, no Salão São João Paulo II, o salão C.

O curso é ministrado em dois sábados, normalmente, seguidos, porém podem ocorrer saltos entre um encontro e outro. Por isso, preste bastante atenção nas datas ao se inscrever.

O curso tem uma taxa de R$ 150,00 por casal. A inscrição pode ser feita presencialmente, na Secretaria, ou online através do Sympla, porém tem um acréscimo de R$ 15,00 de taxa operacional do mesmo, através do botão no fim da página.

AUTORIZAÇÃO:

Caso os noivos sejam menores de 21 anos, é necessária a autorização dos pais.

HORÁRIOS DAS CERIMÔNIAS:

Segunda a Sexta: 17h (exceto às terças-feiras).

Sábados:  08h, 09h, 17h ou 19h.

Domingos: 17h, 18h ou 19h.

No segundo e terceiro fins de semana de julho e no último sábado de setembro não podem ser marcadas cerimônias.

Em julho e em outubro, só podem ser marcados casamentos durante a semana, ou seja de segunda a sexta, exceto às terças.

IGREJA:

A Igreja estará disponível durante 45 minutos para a realização da cerimônia a partir da hora marcada.

DIREITOS:

Para a cerimônia o contratante terá direito a luz interna, tapetes e ornamentação do altar. Este geralmente está ornamentado, mas poderá não estar, dependendo do tempo litúrgico. Na Quaresma, podem-se usar flores na ornamentação, mas será necessário um responsável para fazer a retirada após a cerimonia.

BONDINHO:

É gratuito, porém, por se tratar de uma máquina de manutenção externa, não é garantido o seu funcionamento. Caso esteja com defeito não haverá nenhum ressarcimento, pois se trata de cortesia.

MÚSICA:

Os contratantes deverão providenciar os músicos. É necessário trazer os instrumentos. O pagamento deverá ser feito diretamente a eles. A Igreja não prestará o serviço de leitura de músicas gravadas.

ORNAMENTAÇÃO:

É da responsabilidade dos contratantes. Não é permitido amarrar as flores nos bancos. Caso haja interesse poderão entrar em contato com João e Maria Bárbara pelo telefone 96445-1242.

CONVITES:

Deverá constar no convite que a missa será realizada na Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha – Largo da Penha, 19 – Penha.

DÚVIDAS E AGENDAMENTO:

A Secretaria da Basílica permanece aberta: Segunda a Quinta das 7:00h às 17:00h e Sexta das 7:00h às 16:00h. Se houver dúvidas poderão entrar em contato conosco nos telefones: 3219-6262/ 3887-5155, Ramal 205, ou através do nosso e-mail: spenhario@gmail.com