• Bernardo R. Ferreira

E a Festa do Jubileu passou...


Ontem, domingo, dia 25 de outubro de 2015, para uns um domingo como outro qualquer. Mas, aqui no Santuário, um domingo do mês de outubro jamais será um simples domingo. Começamos a manhã com as habituais Santas Missas às 7h, 8h30min, 10h e, por conta da quantidade de pessoas que vieram, mais uma às 12h.

As barraquinhas, montadas ao pé da escadaria, funcionaram à todo o vapor. Filas foram formadas nos caixas para a compra dos tickets. Alguns dos quitutes vendidos: Carne de Sol com Aipim, Calabresa com Fritas, Salsichão, dentre muitos outros, todos muito gostosos.

Só que havia um diferencial: ontem foi o dia do encerramento da tão tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, em sua 380ª edição.

Na parte da tarde, saindo da Paróquia Bom Jesus da Penha, houve a Procissão de Nossa Senhora da Penha, seguida da Santa Missa, presidida pelo Cardeal Arcebispo, Dom Orani João Tempesta.

Em sua homilia, o Cardeal disse o quão importante o serviço é. O serviço de um santuário onde as pessoas vão, cada uma com sua devoção; onde são evangelizadas, recebem os sacramentos, são catequizadas, como acontece no Santuário da Penha. Ele ainda acrescentou que um Santuário Arquidiocesano não presta um serviço somente para a região onde ele está localizado, mas para toda as igrejas da Arquidiocese.


Além disso, esse ano o Rio de Janeiro está comemorando os seus 450 anos. Por essa razão, foi confeccionada uma variante do logo oficial do Rio 450 Anos, com uma mitra, representando a Igreja Católica.

Após a Santa Missa, como em anos anteriores, houve um show do cantor Jerry Adriani. Ele cantou muitos sucessos da Jovem Guarda: Doce Doce Amor, Querida, entre outros. Além disso, houve uma participação especial da cantora Lana Rodrigues e, sim, do nosso Reitor, Pe. Thiago Sardinha, no show cantando Será, do Legião Urbana e Pai Nosso.

Nesse dia tão especial, teriamos que ter alguns eventos diferentes dos anos anteriores. Após o show do Jerry, foi feita uma procissão subindo a Escadaria, rumo ao Santuário. E lá, tivemos uma belíssima queima de fogos.

No fim de tudo, houve um dos momentos mais emocionantes para várias pessoas: a passagem do Manto de Nossa Senhora sobre as cabeças dos fiéis. Um final lindo para uma festa linda.

Segundo Ioracenir, de 57 anos e frequentadora da Paróquia Jesus Sacramentado, toda a festa foi muito bonita, bem organizada e todo mundo se contagiou com ela. A senhora ainda acrescentou que este último momento, o da passagem do Manto sobre a cabeça dos fiéis, foi de uma enorme emoção! "Nossa fé é que aumenta cada vez mais esse amor a Deus e nossos pedidos pela intercessão de Nossa Senhora".

Foi um dia repleto de bençãos e graças. Neste ano o Jubileu do Santuário foi memorável!

Agora, Festa de Nossa Senhora da Penha, só ano que vem! Mas o Santuário está aberto todos os dias! Então, venha você também sentir a paz da Penha! Visite o Santuário Mariano Arquidiocesano de Nossa Senhora da Penha de França e traga sua família!

As fotos estão na galeria abaixo:

#Noticias #FestadaPenha2015

Endereço:

Largo da Penha, 19 - Penha

Rio de Janeiro, RJ

CEP: 21070-560

Telefone: 3219-6262

Localização:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • TripAdvisor

2020 © Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha de França - Todos os direitos reservados