• Bernardo Ferreira

Encerramento da 382ª Festa de Nossa Senhora da Penha

Último domingo de outubro, dia 29. Por consequência, último domingo de festa de Nossa Senhora da Penha. Neste dia, tudo ocorreu nada fora do habitual na parte da manhã na Basílica Santuário da Penha, tais como: missas de hora em hora, barraquinhas vendendo comidas típicas, muitos fiéis subindo a escadaria os 382 degraus da Igreja.

Mas, como toda festa, os melhores momentos estão sempre na parte final. À tarde, para os Senhores e Senhoras que leem esse texto terem uma noção da quantidade de eventos em sequência, tivemos: oração do terço, procissão, Santa Missa Campal, apresentação do grupo Liga do Bem, Tributo a Jerry Adriani, subida da escadaria com a imagem de Nossa Senhora da Penha, e por fim, o passar do novo manto sobre a cabeça dos fiéis... Ufa! Muita coisa para uma tarde só! Porém, a Mãe de Deus e nossa mãe merece tudo isso.

A Oração do Terço foi feita na Paróquia Bom Jesus da Penha, contou com as presenças do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e novo bispo animador do Vicariato Leopoldina, Dom Juarez Secco, cuja apresentação fora feita hoje também pelo, Diác. Melquisedec, o vice-reitor da Basílica, Pe. Jair de Freitas, entre muitos outros que nos auxiliaram neste dia de festividades.

A procissão estava lindíssima, cheia de fiéis, orando e cantando louvores a padroeira mariana do Rio de Janeiro.

Se a procissão já estava cheia, o pátio da igreja estava abarrotado de gente para a Santa Missa Campal, em ação de graças a mais uma festa que estaria por ser concluída ao fim desse dia. A Santa Missa foi presidida pelo nosso Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, além, dos presentes que já estavam no Terço. Infelizmente, Dom Juarez não pode permanecer na Missa e encerramento da festa, pois tinha um outro compromisso no mesmo horário.

A homilia, foi conduzida pelo Cardeal Arcebispo Dom Orani, na qual nos convidou a refletir sobre as famílias, já que o Ano Mariano é dedicado a elas, inclusive, iniciou-se em outubro do ano passado, está por terminar. O evangelho deste domingo foi sobre o primeiro milagre de Jesus, o de transformar a água em vinho. Logo, perguntamos: o que isso tem a ver com família? A analogia feita por Dom Orani foi que, o vinho que veio a faltar durante a festa de Casamento, no momento em que (uma nova família está sendo formada) e que, Nossa Senhora clamou a Jesus, seria o vinho da união, da harmonia, da orientação aos filhos, que muitas vezes vem a faltar em nossas famílias? e que, assim como Nossa Senhora clamou a Jesus para repor o vinho dos noivos, ela clama a seu filho para repor esse vinho que pode vir a faltar nas famílias. Também ressaltou que, por mais que esse ano temático esteja acabando, o tema é para ser refletido sempre entre as famílias.

Ao fim da celebração tivemos a tão tradicional coroação de Nossa Senhora da Penha pelas crianças do Colégio Nossa Senhora da Penha.

Ao terminar a Santa Missa Campal, tivemos a apresentação de um projeto de educação e arte chamado Liga do Bem, que fica na Vila Cruzeiro e consiste em educar as crianças através da música.

No ano de 2017, como é de conhecimento de todos, o cantor Jerry Adriani veio a nos deixar. E como também é de conhecimento público, a Concha Acústica na qual ele cantava todo ano no Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Penha, fora batizada com o seu nome. Para mais uma vez homenageá-lo, tivemos o prazer de receber Ivo Pessoa e a Banda Jadriani, animando a todos presentes em um lindo tributo ao cantor de Nossa Senhora, Jerry Adriani.

Terminando o show, a imagem foi levada para sua Basílica, em uma linda procissão luminosa, onde todos os fiéis, juntamente com a imagem subiram os 382 degraus em seus 382 anos de festa. Chegando ao topo da rocha, a imagem fora recebida com uma grande queima de fogos.

E, findando com chave de ouro, como último ato, os fiéis tiveram a oportunidade de passar debaixo do novo manto de Nossa Senhora da Penha, em silêncio. A basílica estava repleta de fiéis.

Agora, é só em outubro do ano que vem. E, Viva Nossa Senhora da Penha! A padroeira mariana do Rio de Janeiro, Mãe de Deus e nossa!