• PASCOM da Basílica

A Eucaristia foi Instaurada - Quinta Feira Santa

Na quinta, dia 01º de abril, demos início ao Tríduo Pascal, com a Santa Missa da Ceia do Senhor, a tradicional Missa do Lava Pés, ato que não tivemos esse ano, devido a Pandemia da COVID-19. A missa foi presidida pelo reitor, Padre Thiago Sardinha.


Em sua homilia, o Padre nos relembra que Jesus veio atualizar os costumes da Páscoa judaica, já que Jesus era judeu: a eucaristia, atualizando a passagem do anjo exterminador, em que os judeus cearam e com o sangue do cordeiro ceado, marcaram as suas portas e o anjo não lhes fizera mal; e a sua Ressurreição, que iremos celebrar no próximo domingo, atualizando a passagem do povo de Deus pelo Mar Vermelho.


Também nos foi lembrado na homilia, o gesto que Jesus fez com seus discípulos: o Lava-Pés. Com esse gesto, Jesus quis nos mostrar que alguns paradigmas que a sociedade daquela época possuía, precisavam ser quebrados, principalmente no âmbito das instituições. Assim como nos dias atuais.


Após a Santa Missa, tivemos também a Vigília do Getsêmani, lugar onde Jesus passara por medos, provações e onde fora traído e entregue aos judeus para sua Paixão.



Fotos: Eloi Oliveira

5 visualizações