Festival MIMO: pela primeira vez no Rio e no Santuário

Hoje, dia 14 de novembro de 2015, o Santuário cedeu o espaço para a realização do Festival MIMO. Tivemos a presença do duo vanguardista feminino Su:m, da Coréia do Sul. O duo é composto pelas musicistas Jiha Park e JungminSeo. Entre os instrumentos que elas tocavam, típicos da cultura coreana, se destacaram o piri (feito e bambu cujo o som é semelhante ao de um oboé) e a gayageum, (uma espécie de cítara de 12 cordas que é muito popular no país).

 

O festival também possuiu outros evento espalhados por outras partes do Rio de Janeiro, como no Parque Lage, no Jardim Botânico, na Igreja da Candelária, no Centro da Cidade, dentre muitos outros.

 

Depois do concerto, o reitor do Santuário, Pe. Thiago Sardinha foi dar uma palavrinha com elas e as mesmas, muito simpáticas, responderam a algumas perguntas que o reitor fez:

 

Pe. Thiago: Estamos aqui com as nossas irmãs da Coréia do Sul, que fizeram a sua apresentação no Festival MIMO. De qual cidade vocês são da Coréia do Sul?

 

Jiha Park e JungminSeo: de Seoul, a capital.

 

Pe. Thiago: Foi a primeira vez que vocês participaram do MIMO?

 

Jiha: Sim, foi a primeira vez. E também foi a primeira vez aqui no Rio.

 

Jungmin: No Brasil, foi a segunda vez.

 

Pe. Thiago: E esse estilo musical representa a cultura do país de vocês?

 

Jiha: Os instrumentos são tradicionais da cultura coreana, mas as composições são nossas.

 

Pe. Thiago: Vocês já conheciam, ou ouviram falar do Santuário, na Coréia do Sul, ou foi a primeira vez que ouviram falar dele? E o que vocês acharam daqui?

 

Jiha: Em primeiro de tudo, eu gostei muito da igreja por ela estar em uma alta montanha e, assim, eu posso ter uma ampla visão da cidade do Rio de Janeiro. E enqanto estavamos tocando, o vento passava e o sol batia em nós e eu estava muito feliz em estar tocando ali. A atmosfera era muito boa. Eu gostei muito.

 

Pe. Thiago: Vocês são irmãs ou somente amigas?

 

Jiha: Somos amigas.

 

Pe. Thiago: O que vocês querem transmitir para as pessoas com a sua música?

 

Jiha: De um modo geral, o significado da nossa música é apenas a nossa vida. E o nome do nosso grupo, Su:m, que é uma palavra coreana, significa "respirar". Então, eu acho que a respiração é muito importante na nossa vida e muito próximo de nós. E a música também é muito próxima de nós, eu acho. Logo, para mim, a respiração e a música são a mesma coisa. Por isso o nome Su:m.

 

Pe. Thiago: Vocês estão convidadas a voltar ano que vem.

 

Jiha e Jungmin: Obrigada!

 

As fotos da apresentação delas está na galeria abaixo:

 

 

Please reload

Endereço:

Localização:

Largo da Penha, 19 - Penha

Rio de Janeiro, RJ

CEP: 21070-560

Telefone: 3219-6262

2020 © Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha de França - Todos os direitos reservados