Semana Santa no Santuário: Sexta Feira da Paixão do Senhor

Ontem, sexta feira, dia 25 de março de 2016, foi realizada, depois de muito tempo, a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, no Santuário. A Ação Litúrgica foi presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Thiago Sardinha, e co-celebrada pelo vice-reitor, Pe. Jair de Freitas.

 

Em sua homilia, o Pe. Thiago, nos lembra que Jesus, por mais angustiado e com medo pelo o que havia de vir, foi fiel a seu Pai até o fim, até mesmo durante sua flagelação, que foi um dos momentos em que mais sofreu, foi até o fim, em silêncio. Além disso, na sua cruz, Jesus nos dá o maior exemplo de misericóridia, cujo ano comemoramos: enquanto um dos bandidos crucificados ao lado de Jesus, zomba dele, o outro reconhece que Jeus é o Filho de Deus e que ele está ali injustamente. E finaliza pedindo a Jesus, para que ele se lembrasse dele quando chegasse no Paraíso. Jesus responde que, ainda hoje, ele estaria junto com ele na casa de seu Pai.

 

Ao finalizarmos a Ação Litúrgica, descemos a Escadaria em procissão com o Santo Lenho que é uma relíquia que o Santuário possui. O Santo Lenho é um objeto em que está contido um dos pedaços da cruz onde Jesus foi crucificado.

 

Após a procissão, aos pés da escadaria, começamos a Via Sacra, onde relembramos, como o próprio nome diz, o Caminho Sagrado que Jesus fez até a sua ressureição, durante as 15 estações simbolizadas nas cruzes que estão na ladeira, finalizando no começo da mesma.

 

Veja, na galeria abaixo, as fotos desse dia que é o único dia em que não há missa em nenhuma parte do mundo.

 

 

 

Please reload

Endereço:

Largo da Penha, 19 - Penha

Rio de Janeiro, RJ

CEP: 21070-560

Telefone: 3219-6262

Localização:

2019 © Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha de França - Todos os direitos reservados