23º Encontro Nacional de Santuários do Brasil

25/02/2019

Reitores dos Santuários do Brasil se reuniram na última segunda-feira (18), na cidade Trindade em Goiás, para o 23º Encontro Nacional de Santuários do Brasil.

Os reitores e colaboradores foram acolhidos na Santa Missa de abertura do evento realizada na Capela de Santa Luzia na noite de segunda-feira (18), presidida por Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia (GO). O reitor do Santuário de Aparecida e presidente do conselho de Santuários do Brasil, padre Eduardo Catalfo, foi um dos concelebrantes.

Durante sua homilia, Dom Moacir lembrou a missão dos Santuários, afirmando que o trabalho de evangelização deve ser sempre realizado em comunhão eclesial. “Ajudar os fiéis a compreenderem que a visita, a peregrinação e a experiência feita nos Santuários não substituem e nem mesmo suprem a necessidade de participarem ativamente em suas comunidades locais, em sintonia com seus pastores”.

Concluiu pedindo a intercessão de Maria para as ações dos Santuários e desejou um encontro produtivo a todos os presentes.

“Que a bem aventurada Virgem Maria, a quem Deus fez o Santuário da encarnação, faça de nossos Santuários, ventres espirituais que acolham, nutram, e façam renascer na fé, no amor e na esperança todos aqueles que neles adentrem”, expressou.

Após a celebração, os representantes dos Santuários participaram de uma Cerimônia de Boas-Vindas conduzida pelo padre Robson de Oliveira, reitor do Santuário do Divino Pai Eterno e o padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário de Aparecida.

O evento seguiu até o dia 22 de fevereiro, refletindo o tema “A missão do Santuário é celebrar com o povo de Deus”. A programação contou com palestras, apresentação das atividades pastorais de cada Santuário, mesa redonda e votação para a escolha da sede do próximo encontro, em 2021. Mais de 90 reitores e colaboradores participam do evento na cidade de Trindade.

(Fonte: https://www.a12.com/santuario/noticias/encontro-em-goias-reune-representantes-dos-santuarios-do-brasil)

(Fotos: Danilo Eduardo | AFIPE)