• Bernardo R. Ferreira

4 jovens receberam a Cristo na Eucaristia pela Primeira Vez

No domingo passado, dia 17 de abril de 2016, durante a Santa Missa das 10h, presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Thiago Sardinha, 4 jovens de nossa Iniciação Cristã de Jovens e Adultos fizeram a sua Primeira Comunhão, visando a preparação para o Sacramento do Crisma, que irão receber no dia 15 de maio, Domingo de Pentecostes, na Catedral, pelas mãos do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Na homilia, o Reitor do Santuário, Padre Thiago, destaca que algumas pessoas afirmam que não precisam ir à Igreja para acreditar em Deus, que não acreditam nos homens e sim, somente em Deus e na Bíblia! E, derrubando esses argumentos, afirmou que isso é um grande absurdo, pois quem escreveu a Bíblia foram homens. Os apóstolos e, posteriormente os padres, são homens, e que se Jesus está presente na figura do próximo, como não podemos acreditar nos homens? Ressaltou ainda que também dizem que o Papa Francisco, no último sínodo, se mostrou um Papa revolucionário, preocupado em acolher algumas pessoas que antes a Igreja rechaçava. Mas que isso é também um grande absurdo, pois a Igreja sempre acolheu todas as pessoas, mesmo padres mais rígidos, nunca deixaram de lado o acolhimento aos irmãos. Que Jesus se manifesta na Missa na Assembleia reunida em Seu nome, como Ele mesmo disse: "onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles"; na Palavra proferida; no Altar; na figura do Padre... Mas que na Eucaristia, a presença de Jesus se dá de modo singular, pois Ele se oferece como alimento para cada um que nele crê.

Mas, para 3 dos 4 jovens a Santa Missa teria mais uma razão para ser mais emocionante. Além do Sacramento da Eucaristia, que ainda iriam receber naquela celebração, eles receberiam mais um sacramento: o do Batismo.

Foi uma cerimônia muito emocionante para todos os 4 jovens, seus pais, os padrinhos e madrinhas dos 3 jovens que foram batizados, e para os seus catequistas.

Veja as fotos da celebração na galeria abaixo.