• PASCOM da Basílica

Encerramento da Porta Santa da Basílica

Matéria pela Redação do site ArqRio, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Na mais recente basílica do Rio, o Santuário da Penha, o fechamento da Porta Santa aconteceu durante celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito no dia 13 de novembro.

“A grande celebração que tivemos esse ano foi ao receber o título de basílica. Esse título nos une ainda mais ao Santo Padre na responsabilidade de corresponder àquilo que o Papa pede e viver aquilo que nos ensinam nos documentos pontifícios”, pontuou o pároco, padre Thiago Sardinha.

Durante o ano, a Porta Santa recebeu peregrinações de paróquias do entorno. Os párocos foram com seus paroquianos muitas vezes a pé. “A celebração da Mater Ecclesiae, do Instituto Superior de Ciências Religiosas, no dia 22 de outubro, com a presença de Dom Karl Romer e da RedeVida de Televisão, foi, sem dúvida, muito bonita, mas tiveram outras tão bonitas quanto”, afirmou padre Thiago.

Ele contou que os paroquianos, a fim de ajudar as pessoas e promoverem o espírito solidário, fizeram uma campanha voltada à obra que fala sobre alimentar os famintos: um grupo de pessoas se uniu e foi ao mercado negociar a compra dos alimentos quase a preço de custo para revender pelo mesmo preço para as pessoas que fizessem doação. Dessa forma, o aumento da inflação teve menos impacto nessa proposta do Ano Santo.

A Pastoral Familiar também começou um trabalho de assistência às pessoas em situação de rua dos bairros de Olaria, Ramos, Bonsucesso e Leopoldina. Nesse, além de levarem a eles alimentos e roupas, os agentes de pastoral levam também apoio espiritual e a Palavra de Deus.

Esses foram alguns dos exemplos de como o santuário viveu e promoveu as obras de misericórdia junto à comunidade.

“Houve também histórias de conversão: um jovem, ao ver as bandeiras do santuário, se sentiu tocado em fazer uma visita. Quando ele se deparou com a Porta da Misericórdia com os dizeres, veio para a Igreja Católica. Pediu para receber o Sacramento do Batismo e todos os outros, pois queria praticar a misericórdia”, contou padre Thiago.

Link da matéria: http://arqrio.com/noticias/detalhes/5112/fechamento-das-portas-santas-da-misericordia

Fotos por: Fabiano Wallace