• PASCOM da Basílica

Na Cruz Pagou Por Meus Pecados - Sexta Feira Santa

Na passada sexta feira, dia 02 de abril, no segundo dia do Tríduo Pascal, tivemos o Ato Litúrgico da Paixão do Senhor. O Ato foi presidido pelo reitor, Padre Thiago Sardinha. Chamamos de Ato e não de Missa, pois, como o Senhor Jesus está morto, nesse dia, e somente nele, não há a imposição dos Sacramentos. A Eucaristia que foi distribuída, fora consagrada na quinta.

Na homilia, Padre Thiago quis nos lembrar de que o caminho do cristão não é o da porta larga, o caminho das facilidades, e sim o da porta estreita, o caminho das dificuldades, do sacrifício. Por conta disso, nós devemos fazer a nossa parte, sempre bem feita, com inteligência, esforço, vontade, mas, principalmente, com muito amor. Afinal, essa é a grande mensagem da Paixão de Cristo.

Após o ato, como forma de substituir o tradicional gesto de beijar a cruz, o Padre levou a mesma para perto da escadaria, espaço amplo e a céu aberto, para que as pessoas pudessem fazer uma vênia em frente a cruz, demonstrando todo o seu amor.

Fotos: Eloi Oliveira